sexta-feira, 19 de abril de 2013

Exercícios para Costas





A quantidade de movimentos que você faz diariamente torna um desafio manter as costas saudáveis. Mesmo quando você está sentado pode estar forçando as costas. Dores não são nada agradáveis e nos impedem de realizar grande parte das nossas tarefas diárias. Então que tal prevenir as dores e os problemas ainda maiores fazendo exercícios?

Exercícios de costas, além de ajudar a prevenir problemas de coluna, ainda podem melhorar sua qualidade de vida. O grupo muscular localizado nas costas é formado por quatro músculos, são eles:

Trapézio – O músculo trapézio tem várias funções. É um dos responsáveis pela movimentação do ombro e da cabeça, e ainda tem papel importante na respiração.
Grande Dorsal – É o maior músculo das costas. Também é responsável por alguns tipos de movimentos do ombro e tem um importante papel na extensão e flexão lateral da coluna vertebral lombar.
Rombóide – Estes músculos estão localizados na parte superior do dorso. Sofrem contração e relaxamento durante os movimentos dos ombros e ajudam a manter a postura correta.
Região Lombar – É o músculo que suporta a maior carga, pois é o responsável por manter o tronco ereto quando se está sentado. Além disso, também tem relação direta com a postura.
Benefícios dos Exercícios de Costas

Força

Os benefícios dos exercícios incluem o fortalecimento dos músculos das costas. Os exercícios de fortalecimento desenvolvem os músculos de forma que eles ficam mais preparados para manter a sua coluna na posição correta. Além disso, ainda previne dores nas costas, para este caso os exercícios mais indicados são: ponte, abdominais e agachamentos com as costas apoiadas contra uma parede.

Flexibilidade

Exercícios de costas também podem aumentar a sua flexibilidade. O alongamento aumenta a amplitude de movimentos e ainda melhora a sua resistência muscular. Praticar exercícios ajuda a manter suas costas flexíveis o suficiente para executar suas atividades diárias sem forçar os músculos, o que torna mais fácil se exercitar de forma saudável.

Prevenção de Dores

De acordo com pesquisas, o exercício físico é o único método comprovado que previne dores nas costas. O recomendado é, no mínimo, uma combinação de exercícios de alongamento e flexibilidade para as costas durante 15 minutos, três vezes por semana.

Consulte um Profissional

Quando se trata de qualquer tipo de exercício, é aconselhável consultar um especialista, e no caso dos exercícios de costas para tratar problemas, é importante consultar um profissional qualificado, como um fisioterapeuta, por exemplo. Dependendo do seu diagnóstico e nível de dor, será criado um programa de exercícios específico para você.

Além disso, um fisioterapeuta irá te ensinar a forma correta de proceder com cada tipo de exercício, o que é muito importante, já que fazer exercícios de maneira errada pode prejudicar ao invés de beneficiar. Não basta apenas se exercitar, é importante ter segurança.

Lista de exercícios para Costas

Puxada Alta com Braços Estendidos
Puxada na Frente com Polia Alta
Puxada na Frente com Triângulo e Polia Alta
Remada Unilateral

0 comentários:

Postar um comentário