sábado, 20 de abril de 2013

NUTRIÇÃO – LIÇÃO BÁSICA PROTEÍNAS


 O QUE SÃO PROTEÍNAS ?

As proteínas são grandes moléculas compostas por unidades mais pequenas designadas por aminoácidos. Entre os aminoácidos há alguns que, não sendo produzidos pelo corpo, terão de ser fornecidos pela dieta – são os aminoácidos essenciais. Toda proteína em nosso corpo é feita a partir da combinação de aminoácidos. As proteínas de alimentos que possuem todos os aminoácidos essenciais são de alto valor biológico ou proteínas completas. Elas mantém a vida, o crescimento e o desenvolvimento. Já aquelas proteínas que apresentam a deficiência de um ou mais destes aminoácidos essenciais, são chamadas de 

QUAIS AS PROTEÍNAS DE ALTO VALOR BIOLÓGICO ?

As proteínas de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados) possuem todos os aminoácidos essenciais, são portanto de alto valor biológico. Porém, as proteínas completas também são ricas em gorduras.

QUAIS AS PROTEÍNAS DE BAIXO VALOR BIOLÓGICO ?

As proteínas de origem vegetal (frutas, lentilha, feijões, soja) apresentam deficiência de aminoácidos essenciais, por isso são de baixo valor biológico, porém apresentam menor teor de gorduras.

PARA QUE SERVEM AS PROTEÍNAS ?

As proteínas exercem funções verdadeiramente fundamentais no organismo: São transportadoras de oxigênio e de vitaminas. Desempenham uma função estrutural nos tecidos orgânicos. O sangue necessita delas para os glóbulos vermelhos e brancos e numerosos compostos do plasma. A imunidade (defesas) corporal também depende das proteínas, vitais para a formação de anti-corpos que serão utilizados no combate ás doenças. O Crescimentos de sua massa muscular depende as Proteínas.

QUAIS AS FONTES DE PROTEÍNAS ?

As proteínas encontram-se nos produtos animais como leite e derivados, ovos, carne, peixe (o teor de proteínas é igual na carne e no peixe: cerca de 20 g de proteína por cada 100 g de alimento) e nos alimentos vegetais como os cereais, feijões e leguminosas secas. Todas as fontes de proteínas contêm alguns dos aminoácidos essenciais em quantidades variadas. Alguns alimentos, por exemplo, leite e ovos contêm praticamente a mistura ideal de aminoácidos, por isso se diz que, do ponto de vista da sua composição proteica  são de elevado valor biológico. É importante ingerir uma mistura de fontes protéicas para garantir o fornecimento adequado dos aminoácidos essenciais.

QUANTAS CALORIAS A PROTEÍNA FORNECE POR GRAMA ?

As proteínas oferecem aminoácidos para síntese ou reparação de tecidos e apresentam o mesmo valor calórico por grama (4 kcal) que os carboidratos.

 O QUE SÃO AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS E NÃO ESSENCIAIS.

Essenciais são aqueles que nosso organismo não conseguem sintetizar e não – essenciais são aqueles que o organismo pode sintetizar.  As fontes alimentares de proteínas são classificadas de acordo com o seu perfil de aminoácidos. As proteínas de alta qualidade (completas) provém de alimentos que contém todos aminoácidos essenciais na quantidade e relação corretas parta manter o equilíbrio nitrogenado e permitir o crescimento e reparo dos tecidos. E consideradas como de baixa qualidade (incompletas) são aquelas proteínas que carecem de um ou mais aminoácidos essenciais.

 FALE SOBRE PROTEÍNA COMPLETA E PROTEÍNA INCOMPLETA.

Tem base nos AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS E NÃO ESSENCIAIS que você aprendeu acima. A principais fontes de proteína animal são: Carnes, Ovos e Laticínios.Já as melhores fontes de proteína vegetal são: Feijões, Lentilhas,Soja e Amendoim.

Proteínas não são todas iguais. Algumas proteínas contêm todos os aminoácidos essenciais ao metabolismo. Este tipo é chamado de proteína completa. Proteínas de origem animal tendem a ser completas. Indivíduos vegetarianos devem observar este quesito, procurando ingerir uma variedade maior de alimentos para compor todos os aminoácidos, visto que as proteínas de origem vegetal tendem a ser incompletas. Proteínas de origem animal e vegetal provavelmente têm o mesmo efeito na saúde, desde que forneçam as quantidades de aminoácidos essenciais necessárias.

POR QUE AS PROTEÍNAS AJUDAM NA QUEIMA DE GORDURA ?

1] Elas deixam mais lento o movimento da comida entre o estômago e os intestinos, aumentando a saciedade.

2] Proteínas não provocam elevações e quedas repentinas na glicose sanguínea.

3] O corpo gasta mais energia para digerir as proteínas do que gasta para digerir Carboidratos ou Gorduras.

O QUE É O VALOR BIOLÓGICO DA PROTEÍNA.

Valor biológico é a escala de graduação usada para determinar que porcentagem de uma determinada fonte nutricional é usada pelo corpo. Esta escala é particularmente útil para comparar as proteínas completas, que são as mais interessantes para ATLETAS.

O valor biológico mede a eficiência pela qual seu corpo usa uma fonte específica de proteína. Quanto maior for o valor biológico, mais aminoácidos e nitrogênio seu corpo irá reter.

Abaixo está uma lista de diferentes fontes de proteína e suas respectivas graduações:

Ovo (inteiro) 100
Leite de vaca  91
Clara de ovo (albumina) 88
Peixe  83
Bife magro 80
Frango  79
Arroz  59
Feijão 49

0 comentários:

Postar um comentário